• O que é Forro de Gesso Tabicado: Veja Dicas.
  • Compartilhe:

O que é Forro de Gesso Tabicado: Veja Dicas.

Uma das etapas de acabamento de uma construção é fazer o teto. Em uma residência de alvenaria, por exemplo, o teto pode simplesmente ser pintado.

O que é Forro de Gesso Tabicado: Veja Dicas.

Uma das etapas de acabamento de uma construção é fazer o teto. Em uma residência de alvenaria, por exemplo, o teto pode simplesmente ser pintado, pode ser aplicada uma massa corrida e há quem goste de um papel de parede para teto. Mas um tipo de acabamento muito solicitado é o forro de gesso tabicado.

Esse forro pode ser feito com gesso acartonado ou com plaquinhas quadradas de gesso. E independentemente de qual desses tipos de forro escolher, vai precisar de um acabamento nas laterais do teto, pois o forro de gesso não pode encostar na alvenaria. É aí que entra o forro tabicado de gesso.

Então, elaboramos esse livro de ideias para você saber exatamente o que é o forro de gesso tabicado, também para aproveitar e conhecer a diferença entre o gesso acartonado e as placas de gesso, e depois vai ver dicas para uma melhor utilização do forro tabicado de gesso.

O que é gesso tabicado?

O forro de gesso tabicado tem esse nome porque ele é constituído por uma parte que se chama tabica. Trata-se de um baixo relevo no forro de gesso, que se parece com uma canaleta. Ela tem as mesmas funções das molduras em gesso colocadas nas laterais de encontro entre o teto e a parede, que eram mais utilizadas há alguns anos e agora estão caindo em desuso.

Então, como tudo se renova e atualiza, o teto de gesso também tem suas novas tendências. A grande diferença desse tipo de rebaixamento de gesso tabicado é que ele dá a sensação de estar descolado da parede, e esse fator visual deixa o design mais leve e moderno.

Voltando às funções da tabica – e das molduras mais rebuscadas – elas são de servir como acabamento e como junta de dilatação prevenindo possíveis rachaduras que podem acontecer por causa da movimentação natural da construção.

Essa junta de dilatação é necessária porque o gesso não pode encostar na alvenaria. Então a tabica é usada como uma proteção entre o gesso e a alvenaria, aproveitando para criar o efeito visual do forro de gesso tabicado.

A tabica pode ser feita de duas maneiras. Uma delas é no próprio gesso pré-moldado. A outra é em perfis de alumínio, que são esses que se parecem com canaletas. Ela também pode formar muitos efeitos visuais diferentes no teto.

Pode ficar nas bordas, pode fazer um desenho central, pode ser iluminada, simular molduras menos rebuscadas, em um estilo mais contemporâneo. Também constitui a chamada sanca de gesso tabicado, onde a iluminação no pequeno vão, que geralmente é de 3x3cm ou de 5x5cm, é feita com fitas de LED bem finas, trazendo um efeito visual bem moderno e suave. 

Diferença entre gesso acartonado e placas de gesso

Agora que já está claro o que é a tabica, também é interessante saber quais são as principais diferenças dos dois tipos de forro de gesso, que são o acartonado e as placas.

As placas são feitas em um tamanho de 60x60cm e são colocadas no forro uma a uma, de forma modular. Elas ficam apoiadas em uma estrutura metálica, sem ficarem parafusadas. Por essa razão são mais recomendadas em espaços comerciais, pois facilitam muito as manutenções, sem precisar quebrar nada. Além disso, se por acaso tiver alguma infiltração no teto e afetar uma ou algumas plaquinhas, basta removê-las, solucionar o problema e colocar plaquinhas novas, com muito mais economia e praticidade. Claro que também podem ser usadas em residências, sem problema.

O gesso acartonado são placas de dry wall em tamanho grande. Por essa razão, acabam fazendo o serviço render mais. Outra razão para utilizar essas placas grandes em casa é que o risco de ocorrem trincas diminui. Mesmo assim, não culpe o gesseiro caso ocorram trincas, pois é algo normal.

Elas acontecem da mesma forma que a alvenaria também trinca, pois o solo se movimenta, as misturas de materiais se assentam e acabam causando pequenas fissuras que não chegam a colocar a estrutura em risco.

As medidas básicas do gesso acartonado são de 1,20x1,80m, mas tem algumas chegam a 3 metros de comprimento para tetos bem grandes.

Na hora de fazer um forro de gesso, você vai precisar dessas placas, de perfis de aço galvanizado, de tirantes e de suportes. Se for usar a tabica, entra ela também na estruturação. Tudo isso para suspender as placas no teto e criar o rebaixamento de gesso. Afinal, ele não pode ficar encostado na alvenaria.

Dicas para um bom resultado

 

Para garantir uma instalação satisfatória do forro de gesso tabicado – e de qualquer tipo de forro de gesso – você deve contratar um bom gesseiro que trabalhe exclusivamente com isso.

Se você tiver contratado um arquiteto ou designer de interiores, certamente eles irão fazer essa mesma recomendação e até vão conhecer bons profissionais para indicar.

O fato é que quanto mais especializado for o profissional, mais satisfeito você vai ficar, evitando surpresas indesejadas depois de pouco tempo de instalação.

Na hora de comprar as tabicas, a dica é que você já compre tabicas pintadas de branco, pois traz mais praticidade ao processo de instalação do que se for pintá-las todas depois. O preço não vai sair muito mais caro e compensa pelo melhor resultado.