• 8 dicas para usar estantes de gesso.
  • Compartilhe:

8 dicas para usar estantes de gesso.

Quando pensamos em opções de decoração moderna ou sustentável, não tem como não lembrar do gesso. Atualmente está se tornando uma das maiores tendências pela sua simplicidade ao montar, seu custo baixo e sua facilidade para limpeza.

8 dicas para usar estantes de gesso.

Usar estante de gesso pode ser uma alternativa muito mais prática na sua decoração. Conheça nossas dicas

Quando pensamos em opções de decoração moderna ou sustentável, não tem como não lembrar do gesso. Atualmente está se tornando uma das maiores tendências pela sua simplicidade ao montar, seu custo baixo e sua facilidade para limpeza.

Mas ao falar de gesso na decoração, pensamos logo em teto, molduras ou forros, certo? Sim, você está certo. Mas hoje vamos falar de outra aplicação de gesso na sala: as estantes de gesso.

As estantes de gesso são opções modernas e vantajosas na decoração de salas. Em modelos fixos ou integradas ao ambiente (quando a peça faz parte da construção da casa e acaba mesclada a parede), geralmente são feitas sob medida e por se tornarem fixas, não podem ser levadas em caso de mudança, por exemplo.

Uma estante de gesso é sofisticada e bonita, além disso, a opção é muito mais barata. Aliada a uma boa iluminação, pode se tornar um projeto de decoração com gesso incrível.

O gesso é um material bem resistente e dá ao usuário liberdade para montar a estante como quiser, adaptando cada nicho para seu uso perfeito, como TV, porta-retratos, vasos e aparelhos eletrônicos.

Uma decoração com gesso não precisa ser restrita apenas a estante na sala, ela pode fazer parte da decoração do quarto dos adultos ou das crianças, ou até ser usada para separar um ambiente do outro.

Agora que você já sabe como usar decoração da sala com gesso, veja algumas dicas e vantagens que nós separamos para usar estantes de gesso e como fazer a manutenção delas:

1. Iluminação

Como já demos a dica, a iluminação no gesso faz toda a diferente quando usamos gesso na decoração. Essa iluminação pode ser embutida ou com abajur e luminárias que caibam dentro de nichos, por exemplo.

2. Marcação do espaço

Antes de solicitar a um gesseiro que faça o projeto, desenhe ou marque com fitas, delimitando o espaço onde serão colocadas as placas de gesso que formarão a estante, assim você já verifica se os seus objetos vão caber em cada espaço.

3. Espaço

A diferença de espaço das estantes convencionais para as estantes de gesso com certeza é um dos destaques. Existem opções de estante de gesso embutida na parede, portanto não toma espaço no seu piso e pode se encaixar perfeitamente, usando cada centímetro do ambiente. Além disso, usar uma estante de gesso é uma excelente alternativa para apartamentos ou casas pequenas, quando os moradores precisam valorizar cada cantinho do espaço que possuem.

Em ambientes múltiplos, a estante de gesso pode ser vazada, servindo de biombo e separando dois ambientes.

4. Limpeza e manutenção

Outra dica interessante é a limpeza de uma estante de gesso. A facilidade para limpar em comparação com a estante de madeira é maior.

Com o tempo, o gesso acaba ficando empoeirado. Como ele geralmente é usado na cor branca, isso pode dar um aspecto de ambiente sujo para sua sala. Mas evitar isso é rápido e simples.

Utilize uma flanela macia ou espanador para tirar o excesso de poeira, para os cantos o ideal é usar um pincel. Não utilize nenhum objeto pesado na limpeza, para não gerar rachaduras. Também evite usar qualquer produto líquido. Para limpar, use materiais secos.

Aliás, caso você note alguma mancha na superfície do gesso, pode ser que exista algum tipo de umidade no local, é bom investigar. Deixe o local sempre ventilado, e lembre-se: nada de produtos, água ou lustra móveis. Além do gesso ser mais econômico, ele amplia a economia aos produtos de limpeza.

5. Elegância

Um projeto que usa estante de gesso acaba sendo muito mais elegante que as estantes convencionais. Elas possuem um acabamento mais versátil e fino.

6. Tipos de gesso

Existem dois tipos de gesso: tradicional e acartonado. Para as estantes de gesso, prefira o gesso acartonado, ele é mais resistente e suporta mais peso que o gesso tradicional.

7. Objetos colocados na estante

Saiba exatamente o que ficará na estante: livros, objetos grandes ou pequenos, aparelhos de TV, dependendo do uso que se fará das placas de gesso, é necessário que elas sejam mais reforçadas. É uma ótima dica para evitar transtornos com placas rachadas.

8. Escolha do profissional

Por fim, a escolha do profissional ideal é muito importante para garantir um projeto com bom custo-benefício e que tenha a garantia de qualidade. Pesquise um profissional gesseiro de confiança, pesquise por referencias ou contrate uma empresa de gesso, existem muitas no mercado.

O trabalho com gesso é muito delicado e precisa de uma pessoa perfeccionista, que tenha atenção minuciosa aos detalhes.